A Energia Pneumática é utilizada em larga escala nos processos industriais, notavelmente uma fonte de energia limpa, de simples utilização, pode ser aplicada em situações diversas, não cria perigo de incêndios, não polui o meio ambiente em casos de vazamentos, dentre outras inúmeras vantagens. A palavra pneumática vem do idioma grego onde “pneuma” significa Fôlego, Vento; enquanto “ática” se refere ao movimento, ação.
A utilização de ferramentas pneumáticas nos processos fabris diminui a periodicidade de intervenções para manutenção, reduzindo então os custos operacionais. São projetadas para produzir maior desempenho e os custos de peças de reposição são mais vantajosos. São melhoradas ergonomicamente e a quebra por sobrecarga na operação é praticamente inexistente.
A utilização de ferramentas pneumáticas permite que utilizemos ferramentas menores, mais seguras e mais eficazes.
A preparação do ar comprimido é imprescindível para que suas ferramentas tenham vida útil mais longa. Torna-se necessário retirar a umidade e as partículas sólidas, enviar óleo lubrificante nos motores pneumáticos e regular a pressão de trabalho utilizando-se de um conjunto preparador de ar.
Fonte: McRayders